quinta-feira, 28 de julho de 2011

Tendinopatia Patelar: Exercícios Excêntricos

Esse artigo, publicado em 2006 pela revista Journal of bone and joint surgery, relata a pesquisa foi realizada por um grupo de pesquisadores noruegueses, na qual foi feita a comparação do treinamento excêntrico com o tratamento cirúrgico para a melhora dos sintomas da tendinopatia patelar. 



conclusão relatada pelos autores é de que o tratamento cirúrgico não foi mais eficaz que o treinamento excêntrico. E que, portanto, antes de se tentar o tratamento cirúrgico, deve se tentar o tratamento conservador.

Os participantes foram divididos em dois grupos, um para a realização do treinamento excêntrico e o outro para a realização do procedimento cirúrgico. Os participantes do treinamento excêntrico que não estivessem satisfeitos com os resultados após 12 semanas seriam encaminhados para a cirurgia também.

Os pesquisadores relatam ao fim que não houve diferenças significativas entre os grupos (cirurgia x treino excêntrico), embora parecesse haver uma tendência de melhores resultados no grupo que não realizou cirurgia. Concluíram afirmando que, por ser uma atividade de baixo custo e baixo risco, o treinamento excêntrico deveria ser tentado antes de ser considerada a possibilidade de cirurgia.


A maioria dos estudos sobre tendinopatia patelar sugere que o trainamento muscular excêntrico pode ter um efeito positivo no tratamento das tendinopatias. Os estudos disponíveis indicam que o programa de tratamento deve conter no mínimo 12 semanas, deve incluir uma prancha de declínio, deve causar algum nível de desconforto no paciente, e ainda que os pacientes devem ser afastados de suas atividades esportivas.