segunda-feira, 25 de julho de 2011

Efeito do Pilates em pacientes com Espondilite Anquilosante

Mas o que é Espondilite Anquilosante?

Deriva do grego: spondylos (vértebra) e ankylos (enrijecimento). É uma doença inflamatória sistêmica crônica, que afeta a coluna vertebral em indivíduos com predisposição genética.
A espondilite anquilosante caracteriza-se pelo surgimento de dores na coluna de modo lento ou insidioso durante algumas semanas, associadas à rigidez matinal da coluna e diminui de intensidade durante o dia. A dor persiste por mais de três meses, melhora com exercícios e piora com repouso.
No início, a espondilite anquilosante costuma causar dor nas nádegas, possivelmente se espalhando pela parte de trás das coxas e pela parte inferior da coluna. Essa dor tem origem nas articulações sacroilíacas. Alguns pacientes se sentem doentes de uma forma geral - sentem-se cansados, perdem apetite e peso e podem ter anemia.

Outras articulações também podem ser afetadas, como: quadris, ombros, joelhos, entre outras.

E o que é Pilates? É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.

E o que o Pilates tem a ver com Espondilite Anquilosante? Tudo! Saiu uma pesquisa muito recente, onde você pode encontrar o resumo aqui
Nesta pesquisa, os autores dividiram dois grupos de 55 pacientes com espondilite anquilosante. No primeiro grupo, foi aplicado o tratamento com sessões de 1h de Pilates, e no segundo grupo (grupo controle) recebeu tratamento convencional.

O grupo 1, que teve o tratamento com Pilates, teve uma melhora superior ao grupo 2 (tratamento convencional).

Você que tem dores na coluna, é bom investigar a origem destas dores, e fazer uma avaliação fisioterapeutica para que o melhor tratamento seja indicado.

FISIOCORPO - Clínica de Fisioterapia Ltda
Karina Kelly de Oliveira Melo
Av. Nilo Peçanha, 951, 1 andar, Bessa. - João Pessoa-PB
Tel: (83) 3246-1048